Skip to content

Os ddr vagabundearam pela Geira Romana

Sexta-feira, Setembro 9, 2011

Via Nova, Via XVIII ou Geira

Para saber mais sobre esta via carregue aqui

Itinerário desde o marco XIV até ao XXXIV

Para ver as fotos carregue aqui

Terça-feira, 06 Agosto 2011

Crónica dos ddr  pela Geira Romana

“Qualquer dia temos de ir ao Gerês fazer a Geira ”, por um motivo ou outro ou falta de iniciativa, esta aventura foi sempre adiada, há poucos dias, em conversa de ocasião, abordamos novamente o assunto, e, como havia uma folga no trabalho e férias, eis a oportunidade “é agora”, combinamos de véspera – NARCISO, FRANCISCO e MANEL -, fazer então a Via Romana

Dia de Sol, o ideal para apreciar a paisagem até aos confins dos montes, saímos às 08h00 de Apúlia e em 01h30, com um engano à mistura, estávamos no local da partida

Deixamos uma das carrinhas na estrada, Amares  rio Caldo, no entroncamento para Seramil seguir a Dornelas, para no regresso já “moídos”, não ter-mos que fazer mais dez kms a subir ao encontro da outra carrinha que nos levou até ao lugar de S.Cruz em Seramil, na serra de Sta Isabel, onde iniciamos o trajecto desde o marco miliário XIV até ao marco XXXII

Os três, com os “Camels”, às costas a servir de apoio com ferramentas e umas sandoxas para matar a fome a meio da manhã, começamos a conquista da Geira a pedalar nas calmas, porque este caminho não dá hipótese de o fazer apressadamente devido às muitas pedras da calçada romana, divertimo-nos imenso ao longo do percurso ao mesmo tempo que nos extasiávamos com a paisagem que a natureza nos oferecia, foi um dia bem passado, espero que brevemente todos os ddr`s se aventurem por esta extraordinária via com dois mil anos de existência, bem ao jeito dêdêrriano com single-tracks, estradões (poucos), altitude, técnico, radical (quando subitamente o caminho… desaparece), sempre pelo cimo da montanha, isolados, com uma paisagem soberba, com cabras, cavalos e gado barrosã, com a miragem das povoações ao fundo dos vales, assim é a via romana até Covide, a primeira povoação desde que iniciamos o trajecto, a dois kms do Campo do Gerês e local “obrigatório”, para almoçar;

Foi o que fizemos: paramos para almoçar e descansar dos” camels”, entretanto mais carregados com castanhas que um castanheiro generosamente ofereceu à nossa passagem e a que nós não nos fizemos rogados enchendo os sacos

O caminho continua  por S.João do Campo como está bem explicito na sinalética dos marcos miliários (um natural desta região afiançou-nos que tal nome não é correcto mas sim Campo do Gerês), pela margem da albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas, entramos num estradão que nos levou até à luxuriante mata da Albergaria, atravessarmos uma ponte sobre o rio Homem (neste local praticamente não existe indicações da direcção correcta a seguir), com o intuito de continuarmos até à Portela julgando ser por ali a via romana, depressa chegamos à conclusão que estávamos enganados, mesmo assim continuamos em direcção à serra por um trilho difícil, cheio de obstáculos e inclinação bastante acentuada, com as burras à mão, na esperança de encontrar uma saída que nos levasse até  à Portela do Homem, estávamos bem embrenhados na mata, quando soou a campainha de alarme e então tivemos o bom senso de voltar para trás, a mata do Gerês não é para brincadeiras, se tivéssemos um pouco mais de discernimento saberíamos logo que atravessamos a ponte que  o caminho nunca poderia ser por ali, a via foi feita com o cuidado de manter pouca variação de altitude

Por causa deste engano, terminamos na mata da albergaria a exploração da Geira, ficamos a dois marcos do destino planeado: a Portela do Homem, ficará para outra oportunidade

O regresso fez-se por estrada, primeiro a subir até Leonte e depois a descida louca/adrenileira até ao rio Caldo e mais 15kms até à primeira carrinha próxima de Dornelas

Do lugar da partida em S.Cruz, até ao entroncamento para Seramil foram 76kms a pedalar, estava assim terminada a aventura fantástica pela Geira romana, outras aventuras por esta Via, se seguirão mas tem de ser com todos os Duros De Roer

One Comment leave one →
  1. francisco permalink
    Sábado, Setembro 10, 2011 19:39

Foi um dia excelente, muito bem passado na companhia destes dois amigos. Temos que repetir, mas com a cambada toda.
    Do resto tá tudo dito pelo Narciso nas suas crónicas bem elaboradas até parece que é um jornalista de primeira categoria, e podem ver as fotos que estão bem tiradas(+ -) por mim.
    Até uma proxima rapazes.

Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )