Skip to content

24 Junho, dia de S.João

Terça-feira, Junho 26, 2012

Ainda Santiago

de: Filipe Correia (futre)

Boa noite a todos,
Um pouco tardiamente, mas penso que ainda a tempo, aproveito para agradecer a todos os meus colegas da viagem a S.Tiago, por mais uma fantástica aventura e pelos momentos hilariantes e de boa disposição, que mais uma vez aconteceram e que são apanágio do grupo.
Devíamos aproveitar a ideia do marinheiro Hélder (o plantador de esteios) que consistia em organizar-mos viagens para turistas, (a pagar claro) para os pormos a rir porque de facto à momentos sem que nada esteja ensaiado ou previsto, são de tal forma hilariantes que devíamos permitir que outras pessoas presenciassem, porque como diz o ditado visto é uma coisa e contado é outra.
Já agora, aproveito também para manifestar a minha estranheza pela pouca participação dos elementos do grupo no nosso blogue, porque devia-mos ajudar no excelente trabalho do Narciso na valorização e divulgação do nosso grupo de btt e convívio.
Vá lá pessoal, participem eu não conto, porque embora todas as semanas vá várias vezes visitar o blogue, adoro sempre o que lá está escrito, embora não seja grande adepto da comunicação por estes meios, (sabem como é sou do tempo da pá e da pica) nem imaginam o trabalho que esta crónica me deu. Por último peço desculpa por este chá e aproveito para saudar o regresso do Ivo, e fazer um apelo, porque na conversa com o Narciso chegamos a uma conclusão, volta Nélson isto sem ti não é a mesma coisa .
Um abraço a todos.

Fotos de Santiago

Este slideshow necessita de JavaScript.

24 Junho, o treino mergulhante e a aposta falhada do Tóze

de: Narciso Ribeiro

Já passaram quinze dias, desde que terminamos a ida a Santiago, desde então os ddr  tem estado em franca atividade, se bem que, há um elemento que ninguém mais o viu desde então. Volta Nelson, nós perdoamos-te tudo, nós precisamos de ti, o grupo sem ti não é nada, volta Nelson, volta…

No domingo passado dia 17, participamos no 4º Azenhas do Neiva, uma excelente prova de btt organizada pela ADARN, de Antas, fomos sete e poderiamos ser mais, mas aquela coisa de ter que levantar o rabinho “cedo” da cama a um domingo é uma chatice. Honra para o duro Tóze que nunca rejeita a carga por mais pesada que seja, fez uma direta e à hora marcada estava no local da partida pronto para o ataque. Ainda sobre o 4ºAN, a prova dos sete ddr participantes, decorreu dentro da normalidade; uns trambolhões aqui outros acolá; umas esfarrapadelas com uma bem caraterizada nas costas e braço; uma dor de cotovelo; no meu caso, um atalhanço de três km por ter-me enganado e foi bem feito, não tinha nada que ir atrás de quem  estava perdido esquecendo as marcações; à chegada um ilustre ddr numa zirinha de estrada esperava por nós para boa surpresa de todos “foi só para ver o vosso comportamento e como é uma chegada vista de fora”, disse mais tarde o grande duro Futre, pois deste ilustre se tratava. Como veem foi uma prova normalíssima para os ddr`s: Vai daqui os parabéns aos amigos da Associação de Defesa do Ambiente do Rio Neiva pela manhã de domingo bem bêtêtada que nos proporcionou

Na quarta – o treino de quinta foi antecipado por causa do futebol –  novo treino, este bem duro, foram poucos kms, só três mas “puxadíssimos”, que o digam o Tóze e o Chico, dois valentes, nesse dia não deram tréguas aos restantes cinco, dominaram o treino do principio ao fim a seu bel-prazer e ainda tiveram tempo durante a “prova”, para darem espectáculo com acrobacias – não muito bem conseguidas -, no final era bem patente a euforia, destes dois duríssimos homens da luta, que depois do esforço despendido a recuperação no dia seguinte deve ter sido difícil, digo eu.

Hoje domingo dia de S.João, o maior dia do ano, podemos dizer que foi um treino…

…eh pá, treino? Não gosto muito de chamar treino às nossas incursões pedaleiras de quinta e domingo, porque aquilo que nós fazemos em cima das burras é muito mais do que um vulgar treino . A palavra treino deve-se aplicar somente quando se treina com afinco e determinação como o fizemos na quarta-feira passada. Então que palavra para substituir treino?Passeio? Não,não e não, até porque esta palavra está em desuso no meio betetista, se repararem há dois anos liam-se cartazes a anunciar xpto: “tal dia vai realizar-se o 3º passeio btt em Alguidares-de-Cima”, agora em vez de passeio btt, passou a chamar-se raid btt, se calhar inspirados no anuncio daquele inseticida:”raid de moscas e melgas, arrasa-os”. Pessoalmente não gosto nem de raid e muito menos de passeio, aplicado ao btt, porque induz o contrário do que deve ser uma prova pelo meio da natureza: a participação com todo o requinte montando com elegância ou não – com elegância no meu caso sff -, a mula pelos montes e trilhos mal feitos, raid sugere que a prova vai ser uma rapidinha tipo coelho: é tão bom, não foi? Passeio sugere moleza de uns quantos bacanos que gostam de andar de bicicleta a laurear a pevide na boa. Decididamente este conceito passeio e raid não se aplica às nossas incursões semanais, portanto riscar estas duas palavras, agora digam lá se um cartaz a anunciar uma prova de btt, não seria mais apelativo se banissem o raid e pusessem os dizeres “prova de btt só para gajos que os tem no sitio e gajas com pelo na venta. Participa e arrasa-os, não te deixes comer, deixa isso para o fim e devora todos que se atravessarem na tua frente. Participa se és homem”. Estão a ver? O raid não faz falta nenhuma

 Que chamar então às nossas incursões? Devaneios pedalantes? Embora tenhamos gajos no grupo que andam sempre a devanear, não. Giro domingueiro? Também não, é parecido com passeio. Volta domingueira? Só se for pelas tascas, não. Cavalgadela? Não está mal…“a nossa  cavalgadela d`hoje foi por…”,  Adestramento?Ui!!!Não. Exercicío?Não. Preparação?…para  quê? Não….e como não encontro mais sinónimos e estes não se encaixam no nosso perfil raçudo de homens do pedal, vamos continuar a chamar treino enquanto não aparecer uma palavra em condições para  substituir.

A caminho do Rafas, encontrei alguns casais de foliões na marginal em frente ao salva-vidas, destrambelhados, cansados, sem rumo certo e ressacados, com martelinhos de S.João e, mesmo sendo a noite mais pequena dos 365 dias do ano, pela cara deviam ter dado umas valentes marteladas durante esse período. Encontrei também mesas e cadeira dependuradas na “balaustrada” do passadiço em frente do parque infantil – faz sentido -, pertença de uma esplanada conhecida. Tudo fruto das noitadas marotas do S.João

Começamos a pedalar pelo pixe até Goios á procura de enfiamento para o monte, quando enfiamos, as coordenadas estavam erradas  e tivemos de fazer uma escalada com as gingas às costas até próximo do marco geodésico e então sim, encontramos o rumo certo até à Snra da Guia em Belinho e descida até à azenha do Minante, onde abrimos a época balnear do mergulho nas águas limpas (por enquanto) do rio Neiva.

Foi uma mnhã serena, quarenta e tal kms, ladinos e competentes a dar ao pedal, com alguns picanços à mistura até terminar na casa de um distinto ddr no lugar da Agra

O campeonato da Cambalhota sofreu uma alteração, o 1º lugar é agora comandado pelo Nelson, de notar o empate no 2º lugar e o Milo e P Fernandes que devagarinho vão-se aproximando do topo da tabela e a vergonha que continua a ser o meio ponto do Mota, em relação a este temos de fazer qualquer coisa para acabar com esta nódoa dos ddr`s

Os nove: Filipe, Milo Pinho, Milo, Ivo, Hélder, Futre, Narciso, César e Bruno

PS: No principio louvei o Tóze por nunca falhar um treino nem que estivesse engessado, se calhar precipitei-me um pouco, porque hoje falhou e ficou mal na fotografia por  não ter cumprido o que tanto prometera na véspera e apregoara aos quatro ventos:  descer a pedreira da Gatanheira sem medos. E, os boatos, de que faltou porque  estaria impróprio para consumo, não é verdade, porque da ultima vez que o vi, sábado à noite, tirando as marteladas em seco, estava vivinho da silva e a comprová-lo aqui está uma foto com os dentes carreganhados e…

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: