Skip to content

Vigilância ativa

Sábado, Julho 21, 2012

por: Bruno Monte

Vigilância ativa

Olá camaradas betetistas, uma injustiça muito grave está a acontecer para com os nossos bombeiros e após uma experiencia no terreno com estes operacionais penso poder falar um pouco e alertar desse facto.

Na madrugada de 18JUL para 19JUL uma equipa de 54 militares foi empenhada num incendio no conselho de Tomar perto de Sabacheira eu era um desses 54 militares e Oficial de Ligação entre a Proteção Civil e os militares no terreno. Estive em grande parte da área ardida, no local dos 2 pelotões e a maior parte do tempo no posto de comando. Conheci homens e mulheres que não dormiram, não tinham horas para as refeições, empenhavam-se de corpo e alma na ajuda às populações…só que não se podiam dividir ao meio e fazer mais um bombeiro, eles fazem o que podem onde é mais preciso, por vezes sabem que existem outras áreas que precisam muito do seu apoio, mas não podem deixar um trabalho a meio e ir para outro. Peço a todos que compreendam estes homens e mulheres que arriscam a vida pelo bem comum e pelas populações onde prestam apoio, saúdem-nos e agradeçam mas não os culpem, peço-vos. Assisti a uma corporação de Portalegre, entre outras, que saíram deste incendio e foram para Tavira para outro a 500km, quase sem descanso.

A todos os betetistas peço um apoio fundamental, chama-se vigilância ativa, vocês passam pelas matas, por caminhos onde mais ninguém passa, onde os bombeiros não chegam, quando chegarem a um picaroto onde têm vista sobre uma grande área observem, se virem alguém suspeito, algum foco de incendio, não hesitem chamem as autoridades.

Vamos contribuir para ajudar estes homens e mulheres que arriscam a vida por nós, vamos saúda-los e aplaudi-los e não culpa-los por aquilo que criminosos fazem, que é atear fogo.

Uma grande Saudação aos nossos bombeiros pelo seu esforço e dedicação

…………

Muito bem Bruno.Uma saudação também para ti de todos os ddr`s, por ajudares a combater a praga dos incêndios que todos os anos assolam o nosso país.

Estamos todos de acordo e solidários com o esforço dos bombeiros que dão o corpo ao manifesto até ao limite e se tivermos em conta que a maioria das corporações são voluntárias, ainda mais é de enaltecer o caracter altruísta destes homens e mulheres que não raro pagam com a própria vida para ajudar…outras vidas, não é por acaso que o lema dos bombeiros é: “vida por vida”. Ainda há poucas horas foi noticia a morte de mais um bombeiro (uma bombeira, neste caso), que faleceu quando se dirigia para combater mais um fogo. É nisto que devemos refletir

É certo que por vezes os bombeiros são criticados por demorarem “muito” tempo a chegar ao local do sinistro mas, também temos de compreender o contexto em que essas criticas são proferidas. Todos nós sabemos que não é fácil raciocinar direito quando vemos as chamas a aproximarem-se das nossas casas e outros bens. Um minuto parece uma eternidade enquanto não aparece socorro e então em desespero critica-se os bombeiros por demorar “tanto” tempo. Quando assim é, os bombeiros não ligam e até compreendem, grave é quando se critica de forma gratuita, só pelo prazer de criticar ou por protagonismo mesquinho entre departamentos

Louvo a tua ideia, por falares sobre neste tema, infelizmente tão atual pela calamidade dois incêndios que tem fustigado e continuam a fustigar o nosso país. Por isso nunca é demais sensibilizar o pessoal das bikes e todos em geral, para estarem atentos enquanto pedalam pelos pinhais. Alertar imediatamente quando virem alguma coisa suspeita ou susceptível de provocar fogo e ou outras calamidades, é um dever cívico de todos

Pela nossa parte, os DDR`s, estarão vigilantes, como sempre estiveram

Uma saudação e o nosso apreço aos bombeiros de Portugal e do mundo inteiro

One Comment leave one →
  1. francisco permalink
    Domingo, Julho 22, 2012 11:55

    Estamos todos solidários para esta causa e vamos redobrar a nossa vigia sempre que estivermos no monte.
    Até fim de Verao haverá de certeza DDR`s Vigilantes
    A todos que combatem esta causa um abraço amigo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: