Skip to content

Raid das Masseiras – making

Segunda-feira, Janeiro 14, 2013

Raid das Masseiras – making

Raid das MasseirasNão tarda nada, temos aí pela terceira vez o “Raid das Masseiras” – 10 Fevereiro -, prova de btt, que atravessa várias freguesias, por caminhos arenosos entre campos de hortas de Aguçadoura, Navais, Estela, Apúlia, principalmente estas freguesias, onde existem as celebres masseiras que, para quem não está familiarizado com o termo e não mora nesta zona, é uma forma de agricultura única no mundo, só existente nestas paragens desde tempos ancestrais que consiste basicamente, num abaixamento do terreno de forma rectangular, também chamado quatro vales, com a configuração de masseira, rodeada de vinha rasteira, com o intuito de proteger as culturas das fortes nortadas, criando assim um clima de estufa e encontrar o nível freático de água doce necessário para o cultivo das plantas evitando recorrer a rega mecânica ou manual

O Raid das Masseiras, que contou com muitas centenas de participantes nas duas primeiras edições, vindos sobretudo das regiões norte e que, devido às suas carateristícas geograficas onde se insere, atrai muitos “topos de gama”, com nome firmado no panorama nacional e até internacional do btt. É uma prova algo rolante, que além de trilhar maioritariamente por caminhos agrícolas e pelas paisagens da costa litoral, à vista de inúmeras estufas, este ano vai ter single tracks espetaculares pelos pinhais dunares das redondezas.

Os ddr`s à semelhança de anos anteriores, tem dado uma mãozinha ao nosso amigo Manuel Zeferino – http://www.bikeservice.pt -, e, hoje, lá andamos nós mais uma vez atarefados a descobrir, a inventar e a limpar trilhos para a elaboração do traçado na parte norte. Os tracks deste ano, podemos afiançar, garantem diversão pura. Passamos toda a manhã a tirar pontos de azimute e por isso fizemos poucos masseirakms, mas tiramos partido da situação e como sempre acabamos por nos divertir, que ao fim e ao cabo é o que mais interessa.

Para todos aqueles, principalmente os que não moram ou conhecem mal estes lados e estão hesitantes se devem ou não participar neste fantástico Raid, deixem-se de mariquices e inscrevam-se o quanto antes. Peguem na bike e na família se assim o entenderem e venham, tem uma boa oportunidade para se divertirem e ficarem a conhecer os locais onde se produzem os melhores produtos hortícolas do país e regressar a casa carregados desses mesmos produtos. Há bons restaurantes, cafés e esplanadas com vistas soberbas sobre o mar, desde Apúlia até Aguçadoura – para só citar estas freguesias envolvidas no raid -, teem todos os condimentos para passar um dia magnifico e esquecerem nem que seja por um dia a malfadada crise, além de terem a possibilidade, sempre difícil, eh,eh, de conhecer os famosos “durosderoer” e quiçá conseguirem um autógrafo. Não se vão arrepender e, se os ddr´s, especialistas exigentes nestas coisas do btt, garantem singles espetaculares, então de que estão à espera?

Agora vejam como os ddr – quatro dos sete iniciais: E Pinho, Narciso, César , Tóze; já não estavam o Chico, Berto e P Fernande -, se divertiram hoje ao fim da manhã de trabalho “masseirante”, na nova descida downhilleira do Mailo recentemente descoberta e que para já ainda não está aberta ao público:

4 comentários leave one →
  1. Milo permalink
    Terça-feira, Janeiro 15, 2013 19:11

    Esteio traiçoeiro he..!he..!

    Gostar

  2. Tozé permalink
    Quarta-feira, Janeiro 16, 2013 20:32

    Não consigo parar de ver!!! Então o tá do Narciso… Demais…

    Gostar

  3. Tozé permalink
    Quinta-feira, Janeiro 17, 2013 0:41

    E os outros vídeos, aquele que conseguimos descer na boa!!???

    Gostar

  4. Quinta-feira, Janeiro 17, 2013 18:29

    Na boa??? É como quem diz, eh,eh,eh
    Eu pedi no domingo que me Os enviasse, mas o Milo Pinho, deve ter esquecido

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: