Skip to content

Pela “Rota dos Melões”

Notícia publicada
posteriormente

RME o leitão assado vai (ou há-de ir)…para o Nelson Miranda, o grande vencedor da aposta com o Pedro, que teve a lata de o desafiar em que chegaria primeiro à meta na distância dos 60kms, mas a aposta esteve em risco de a perder por causa da casmurrice da burra Cube essa desavergonhada, que o ía tramando antes da partida com um furo mas, não foi a única…

Este domingo, para os que não sabem, realizou-se em Vila Seca, o 6º raid da famosa e emblemática prova de btt “Rota dos Melões”, onde os ddr`s não podiam faltar e compareceram com um séquito de dez elementos entre os quais o Martinho acabado de chegar de França e que não quis faltar por nada.

Comó costume, metade dos ddr`s, chegaram em cima da hora – por mais que tentemos não conseguimos corrigir este rés/vés de andar sempre no fio da navalha.

Quando nos dirigíamos para o local da partida, encontramos muitas caras conhecidas. Os PROS do grupo ddr: os irmãos Paulo e Diogo Fernandes e o Tozé, foram cedo para arranjar lugar na frente como convém a quem quer andar no limite sem o empecilho de ter que ultrapassar os mais lentos, misturados com outros PROS de nomeada: Celestino Faria, João Pedro (Pierre), Nuno Martins, Fátima Mello, Luís Neves, Hélder Santos, Tiago Sousa, enfim um naipe de gente que não brinca em serviço e mais haveria se não fosse a prova para o campeonato em Tougues ter desviado muita gente incluindo a brigada do CDC Navais. Um pouco mais atrás estava o Nelson que também foi cedo, compenetrado sem dar cavaco a ninguém, vigiado de perto pelo Pedro, com este a não se importar que partisse na frente, porque, deve ter pensado: –  mais km, menos km, o Nelson vai desistir com um pneu furado, corrente rebentada ou lixado das costas e o leitãozinho estará no papo

Por termos chegado tarde nós os cinco – Filipe, Emílio Santos, Milo, Narciso e Martinho – arrancamos na cauda do pelotão mas, por pixe até Lordelo deu para recuperar uma porrada de lugares. De Rio Tinto até à margem do rio, o Milo Pinho depressa foi ocupar o lugar dele lá na frente. Com o sobe e desce do agora ultrapasso eu a subir e depois tu a descer curtíamos o percurso muito agradável e bonito pela beira-rio.

Ao fim de quinze kms chegamos ao reforço em Gilmonde, bem apetrechado onde o essencial não faltava. O Filipe e o Milo já lá estavam a enfardar uns pastéis de carne.

Arrancamos os três e logo a seguir duas placas indicavam 60 e 30, e, francamente, não me parece caso para ter havido polémica com a separação como ouvi no final, as placas estavam bem visíveis, eu sei que a tendência de quem vai na esgalha é olhar para o estado do trilho e abstrair-se de tudo o mais mas aqui, só mesmo por distração

Questionei o Filipe para irmos p`ros 60, para fazermos companhia ao Nelson e ao Pedro mas o Milo estava com pressa porque de tarde tinha de ir pescar e então viramos para a direita. Nas seis edições, foi a minha primeira vez nos 30 e, ainda bem que optei por este percurso que, pelo que constatei mais tarde deu mais pica que o outro. Continuamos a bom ritmo  mas sem esforçar em demasia porque ainda faltavam 20kms.

A certa altura o Filipe alertou que estávamos enganados, não havia marcações e toca a voltar para trás com alguns bettistas que nos seguiam. Felizmente não perdemos muito tempo. As marcações estavam lá, nós é que nos distraímos e assim recomeçamos a ultrapassar os mesmos bettistas de há pouco, surpreendidos por voltarem a ver-nos, como comentou a grande guerreira do pedal a simpática Fernanda Loureiro do Gilmonde btt.

Entretanto para nossa surpresa apanhamos o Pedro que tinha fintado o Nelson, deixando-o sozinho nos 60 a esforçar-se para não ser apanhado, abdicando em definitivo do porquinho para o Miranda

Depois de Milhazes, do monte Vilar, Cristelo e Barqueiros fomos dar à ponte estreito e entramos num single-track, feito pelo meio dos choupos. Foi uma excelente ideia bem conseguida, parabens APN

Pelo caminho vi muitas fitas caídas e não me parece que fosse o vento a solta-las ou por acidente. Continuávamos os quatro juntos, agora com o Pedro a divertirmo-nos até com as travagens a fundo quando inesperadamente éramos surpreendidos com fitas a obstruir o caminho para  mudar de direção

P`raí a três kms do fim, paramos na junção das maratonas, porque havia de facto alguma confusão sobre qual rumo seguir. Soubemos depois em conversa com elementos da organização que andou ali mãozinha marota. Infelizmente há pessoas assim e recuso-me a acreditar que sejam bettistas como alguém sugeriu.

Chegamos à meta com quase 36kms, menos 19 do que os 55 da maratona, e, havia por lá alguns ânimos exaltados pela atribuição do primeiro lugar que acabaria por ser atribuído ex-aequo a dois, com o Diogo a levar por tabela e a ficar no 3º lugar, tudo por causa da tal junção

O Milo Pinho, estava à nossa espera, tinha chegado em 5º e, enquanto não chegavam os primeiros da maratona, já com o Martinho ao nosso lado fomos tratar de tirar o pó à garganta no café da “JU”, onde o Luís Neves já lá se encontrava com o pó bem limpo.

Como demoramos mais tempo do que o previsto, quando voltamos ao local da meta, ainda fomos a tempo de ver a chegada do Paulo Fernandes e de seguida o Tozé.

Uns mais exaltados que outros alguns bettistas, queixavam-se das marcações e da separação. Não sei como estavam nos 60(55), mas sei que nos 30(35) –  tirando a tal história da junção, aí sim com razão e que a organização resolveu célere -, e não querendo armar-me em advogado de ninguém, não entendo a justificação para tanto barulho. O Nuno Martins que chegou nos primeiros dez da maratona comentou no final: ”fiz todo o percurso e nunca me enganei, as marcações estavam lá”. Os vencedores Tiago Sousa e Celestino Faria, 1º e 2º classificados, confirmaram que também não se enganaram, aliás ao Celestino nunca o ouvi queixar-se ou deitar as culpas a alguém quando uma prova por qualquer motivo lhe corre mal ou se engana. É por isso que o admiro e é um grande CAMPEÃO.

Parabéns Amigos por Natureza e venha o 7º raid

De resto queremos também dar os PARABENS ao grande Diogo Fernandes por mais um lugar no pódio da meia maratona, assim como dar os parabéns pelo 5º do Emílio Santos e pelos excelente 5º lugar do Paulo Fernandes e o 11º do indomável patife Tozé  na maratona

E os parabéns pelo segundo lugar ao grande campeão Celestino Faria

Queremos também dar os parabens à grande campeã  Fatima Mello, por ter vencido em femininos, desolada porque queria fazer a maratona e enganou-se e dar também os parabéns à segunda classificada Fernanda Loureiro assim como à sua equipa do Gilmonde btt a mais numerosa

Mas a quem nós queremos mesmo dar os parabens é ao Nelson, que chegou ao fim da maratona direitinho, direitinho e com a burra em bom estado e ainda ganhou um leitão e, lembra-te Nelson: nós somos teus amigos e queremos ajudar-te e tu precisas de fazer dieta

Algumas fotos da entrega dos prémios:

2 comentários leave one →
  1. carlos permalink
    Sexta-feira, Julho 19, 2013 20:45

parabéns pelo relato,
    de facto também lá estive , ainda sem pedal para muito , fiz 1h59m,(33.4kmls) também me enganei , não vou culpar ninguém a não ser eu , com um pouco mais de atenção rapidamente abri bem a pestana logo no 2 engano , só lamento mesmo a falta das classificações isso sim ou eram para todos ou não eram para ninguém …quando temos um furo quem vamos culpar !!??
    comprimentos e muitas pedaladas .

Gostar

• Duros De Roer permalink
      Sábado, Julho 20, 2013 13:03

Obrigado Carlos e estamos perfeitamente de acordo, as classificações tinham de ser publicadas. Abraços

Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )