Skip to content

Os ddr`s pelos 5 cumes

Segunda-feira, Setembro 23, 2013

ATENÇÃO DDR: AMANHÃ DIA 29, TREINO COM BIKES DE ESTRADA. ENCONTRO NO SITIO DO COSTUME

 

Diogo 7:02 – Paulo 8:21 – Nelson 10:43 – Tozé 14:42 – Pedro 16:16 – E Santos 23:31 – Milo 26:45 – Narciso 29:23 – Seara 32:04

Os ddr, pelos 5 cumes

5 Cume - CópiaNão vou perder muito tempo a falar das incidências da maratona dos 5cumes, onde oito ddr`s – mais um, o Pedro Coelho, que uma vez por ano dá uma volta connosco -, porque há muita informação disponível por aí: milhares de fotos, vídeos, comentários, pareceres alguns assertivos, enfim toda a gente a esta hora já sabe o que se passou nesta mítica prova de btt, vou só fazer alguns considerandos sobre os ddr`s

A maratona dos 5 cumes, reúne sempre muita gente – este ano falou-se em mais de três mil e a ser verdade, pelos que terminaram classificados, desistiram mais de mil, o que acho francamente exagerado – atraídos pela sua caraterística montanhosa, é uma prova dura, em que a meteorologia costuma pregar partidas de mau gosto no dia aprazado: ou chove a cântaros como há dois anos; ou chuva e muito lama como no ano passado, ou calor excessivo como este ano – nunca vi tanta gente deitada nas bermas, completamente esgotados, com problemas de insolação -, depois é uma prova bem organizada e, apesar do berbicacho com o engano do percurso deste ano, penalizando sobretudo os federados, estes sim, os únicos com razão para se queixarem. Estes incidentes são sempre lamentáveis, mas o facto é que acontecem até ao mais pintado e não é por isso que tira o mérito aos incansáveis e competentes Amigos da Montanha sempre atentos a todos os pormenores. 

Quanto a nós ddr`s, praticamente só nos encontramos antes da partida e foram só alguns. Lá na frente o Paulo e Diogo Fernandes os dois pontas de lança, um pouca atrás o Nelson, outro ponta de lança em grande forma, muito mais atrás o Tozé  também de top. Quando cheguei ao pé dele fiquei intrigado ao ver um arame entrelaçado no capacete e na ponta uma foto presa com uma mola da roupa, ao principio não percebi para que DSC_0055diabo era aquilo, só depois é que vi a foto do Nelson, qual burro com a cenoura à frente para correr mais depressa (sem ofensa Tozé), numa paródia à aposta da ultima quinta entre qual dos dois chegaria primeiro à meta. Só do Tozé, 5***** Quase no fim do pelotão estavam o Emilio Santos, o Milo e o Seara. Quando foi dada a partida, cada um arrancou e foi ao ritmo que entendeu. Eu levava o propósito de fazer os 5 montes, o Tozé de apanhar o Nelson e este não se deixar apanhar por nenhum ddr, tudo numa boa.

Ao fim de 6kms, saímos dos pixe, e surge de imediato o primeiro de vários engarrafamentos na subida para o 1º cume em Gamil, causado pelos cicloturistas que à primeira subidita com meia dúzia de metros desmontam e atravancam o caminho sem se importarem com que vem atrás e, se uma pessoa pede para deixarem passar, resmungam “passa por cima”…ideias, como diz o P Pinho

Na descida com muito pó, não se enxergava nada, descia-se quase por intuição. O Bruno e o Ivo, que lá se encontravam em missão fotográfica, avisaram-me para descer pela direita e se calhar foi esse aviso que me salvou de um mais que provável capotanço, porque desci praticamente às escuras.

Depois de fazer o 2º cume, Monte da Saia, sem dificuldades de maior, continuei a dosear o esforço para os restantes 3 cumes, mas este poupar de energias mais os atrasos com os engarrafamentos, acabaria por ser-me fatal, porque quando cheguei à divisão o controle do percurso dos cinco tinha encerrado à vinte minutos.

No reforço, encontrei muitas caras conhecidas, lá estavam os Gilmonde btt, e a simpática Fernanda Loureiro, grande grupo, unido e dinâmico, sempre em todas. Troquei umas palavras com um amigo do pedal de Esposende e arranquei, apesar do calor sentia-me bem, estava bem hidratado, essencial para evitar a fadiga prematura, convencido que a divisão para os cinco seria aos 40kms, portanto iria chegar bem antes do tempo de encerramento mas… estava enganado.

Começamos a subida para o 3º cume, o monte de Airó, o mais difícil dos cinco e começaram aí também as dificuldades com o sol a fazer-se sentir em toda a sua plenitude, a rondar os 35º, obrigando o caparro a transpirar em bica. Nesta altura fez-me falta uma das barritas energéticas que deixei na carrinha, (a única comi-a antes da partida), porque o reforço há muito tinha sido digerido, só me restava água e meia garrafa de bebida isotónica o que era manifestamente pouco até ao próximo reforço.

Kms 45, a divisão não aparecia e comecei a matutar que tinha passado a divisória  sem me ter apercebido. Quis confirmar com um bettista de dorsal igual ao meu, azul marinho, e este respondeu-me que não viu nada e que não queria saber, porque ia desistir quando chegasse às casas (???) “estou todo arrebentado”, ia-me dizendo com a voz entrecortada e cara vermelhusca, prestes a cair para o lado a qualquer momento. Bom, resignei-me, ainda não seria desta que iria fazer os 5. O ano passado faltou-me coragem por causa dos kilos de lama  e água em cima do pêlo e agora por distração. À medida que prosseguia, com o corpo a pedir combustível, pedalava sozinho e de quando em vez, passava por mim um gajo a xispar o todo o gás e ficava a admira-lo com uma pontinha de inveja: – onde raio estava metido este tipo? Só queria ser como ele e andar assim, também eu haveria de causar inveja ao passar pelos gajos que não andam nada como eu, depois mudava a agulha a imaginar quantos bettistas estariam para trás, talvez 300? Não, p`raí 500 porque no 1º cume vi muita gente atrás de mim – continuava com estes devaneios idiotas, para me abstrair do calor tórrido, quando inesperadamente ao km 50, surge uma grande placa a indicar o percurso dos 3 cumes. Era efetivamente a divisão, a dos 5 tinha encerrado há vinte minutos. Não sei se fiquei frustrado ou aliviado, mas acho que na altura fiquei aliviado porque o calor era sufocante e ter que fazer nessas condições mais 29kms, não seria nada agradável. Qualquer das maneira ter-me-ia aventurado se o percurso estivesse aberto e depois logo se veria.

DSC_0062Continuava a ver gente estendida nas bermas, completamente extenuados.

Atravessamos o rio, creio que na freguesia de Pousa, por cima de uma ponte improvisada de madeira e a acreditar na informação da organização, mais 4kms e terminaria a prova dos 3 cumes. Qual quê, no último ponto de água um indivíduo informou-me que faltavam mais 8/9kms. Bolas, por esta não estava à espera, lá continuei, dois bettista ficaram logo ali ao ouvir esta informação. Até ao fim, modéstia à parte eu e a minha jolly que se portou muito bem – cada vez gosto mais desta burra -, ultrapassamos muita gente, afinal tinha andado a poupar-me para os cinco. Cheguei à meta, com 63kms no tempo de 04:28:27, acho que é DSC_0058suficiente para ficar na primeira metade da classificação, o meu objetivo mas… o travo amargo por falhar os 5, continua

Depois da meta encontrei o Diogo que ficou no 23º lugar com 03:10:16, afinal só me deu 1hora e vinte minutos de adianto eh,eh; Parabéns Diogo e, disse-me que o Nelson chegou primeiro que o Tozé, afinal o little pónei não chegou a fazer cócegas ao puro sangue. É claro que isto foi uma brincadeira de bom gosto entre ambos, nem podia ser de outra maneira. Parabens grande Nelson. Depois do Tozé passado uns minutos chegou o Emílio Santos 1174778_551096931629778_1676192133_noutro top. Os ultimos três ddr foram: eu, o Milo e o Seara.

Pela expressão da foto do E Santos dá para perceber o quanto pó apanhamos. Foi uma prova dura como se esperava, com a dificuldade acrescida do calor anormal, para esta época do ano.

Mas o grande herói da jornada foi mais uma vez o Paulo Fernandes, com um excelente 7º lugar nos 5 cumes. Os “durosderoer” regozijam-se e felicitam-te. Parabens Paulo e parabéns a nós todos que bem merecemos.  

PS: o Bruno e o Ivo tiraram fotos a toda a gente na descida do 1º cume em Gamil. No próximo fim-de-semana serão publicadas, entretanto podem ver o vídeo do 1º cume

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: