Skip to content

Trapalhada

Segunda-feira, Outubro 28, 2013

Trapalhada

Com um dia agradável, saímos os três: Filipe, Narciso e Seara do Rafas com destino a Rates, com o intuito de ver e apoiar a passagem dos seis ddr participantes na maratona “Cidade da Póvoa de Varzim”. Em Criaz, o Paulo e o Martinho, perguntam via telemóvel onde nos encontravamos, tinham-se atrasado, pouco depois juntaram-se a nós e os cinco dirigimo-nos para o ponto onde era suposto passar a maratona.

Localizado um dos locais de passagem em Laundos, apercebemos-mos que a informação do trajeto da meia-maratona, dada pelo membro de apoio que se encontrava no local, não condizia com a sinalética, pois tínhamos verificado mais à frente na estrada de alcatrão entre Laundos e Rates, que havia setas a indicar o percurso para a esquerda. No entanto o membro de apoio, aparentando ter 17/18anos garantia convicto que era antes desse local e para a direita pela ciclovia. Para nós, que andamos nestas coisas do btt há muito tempo, não fazia sentido, mas como não tínhamos nada a ver com aquilo, fomos à procura de outro local de passagem para ver os nossos companheiros, quando a certa altura reparamos do alto de onde nos encontrávamos que os primeiros bettistas estavam a entrar na ciclovia, imediatamente  voltamos para trás para o mesmo local de à pouco na esperança de ir a tempo de ver os ddr.

Quando chegamos, o Diogo já tinha passado e foi por pouco que ainda vimos o Tozé e por aí nos ficamos à espera dos outros. Ao fim de algum tempo eis o estreante nestas andanças bettistas: o António Solinho, que cheio de garra e determinação entrou na via, depois o Nelson passados uns segundos, desolado com o atraso por ter rebentado as correntes e o Emílio Santos que tinha parado para ajudar o Nelson e, todos foram para o lado errado como se comprovou mais tarde, quando alguns bettistas voltaram para trás e foram por onde tínhamos vaticinado que seria o percurso correto.

E já agora, para que não fiquemos associados a algum mal-entendido, vamos lá esclarecer as coisas como tudo se passou:

Depois de passarem os cinco (o Paulo foi para a maratona), preparávamos para deixar o local, quando vimos dois bettistas que por um triz não se espetaram contra um motociclista ao fazerem a curva da estrada sem visibilidade que antecedia a entrada para a ciclovia. Com o aproximar de grupos cada vez maiores, com o membro da organização impotente para fazer para o transito e ao mesmo tempo indicar o caminho  aos ciclistas, com o aproximar de um enorme camião com um atrelado de três rodados a ocupar toda a faixa de rodagem, antevemos forte possibilidade de acidente se nada fosse feito, pusemos-mos então na curva para avisar os bettistas do perigo.01

Depois quando algum bettista nos perguntava por onde ir, dávamos-lhe a informação, por onde os outros tinham ido, ou seja, para a direita. Aconteceu talvez com uns 30/40 bettistas, não mais, que de uma maneira ou outra iriam sempre para esse lado, mandados mais adiante pelo membro de apoio.

Analisando depois esta situação, chegamos à conclusão que não nos devíamos ter metido onde não fomos chamados mas, levanta-se a questão moral: ao ver o perigo em que ocorriam os bettistas, ficávamos descansadinhos a ver o que aconteceria, só porque não tínhamos nada a ver com aquilo? Claro que não, tínhamos de fazer o que fizemos, e estamos certos que evitamos um muito provável acidente, caso o veículo pesado tivesse avançado, até porque o fluxo de bettistas estava a aumentar.

Está feito o esclarecimento, antes que hajam más interpretações por parte dos mais exaltados com o engano, e com toda a razão, que nos viram por lá.

Até agora, só temos feedback, do Tozé e Emílio, que acabaram por desistir depois da trapalhada do tal engano e ao darem conta que estavam no monte da Franqueira e na maratona.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: