Skip to content

Os Duros da Rota do Fumeiro; Os Bravos e os Invisiveis

Segunda-feira, Março 3, 2014

Os Duros da Rota do Fumeiro; Os Bravos e os Invisiveis

Dos três grupos em que os ddr se dividiram, o Tozé e o Milo constituíram o grupo mais pequeno e mais Duro. Bem cedo abalaram para os Trilhos do Fumeiro e, debaixo de chuva subiram a serra da Cabreira a partir de Vieira do Minho mas, sobre esta incursão à Cabreira esperamos que os protagonistas nos contem alguma coisa desses propalados trilhos, que tem fama de serem muito bons…

…..

Relato  “V Rota do Fumeiro”

por: António Maia (Tozé)

Depois de ver, há uns meses atrás algumas fotos no facebook que mostravam umas paisagens lindíssimas do percurso que iria ser feito da “V Rota do Fumeiro”, fiquei com o apetite aguçado por tal beleza e inscrevi-me imediatamente. Em boa hora o fiz, eu e o Milo porque mês e meio antes da prova, as inscrições atingiram o limite e foram encerradas e foi assim que o resto da rafeirada ficou de fora e foi muito bem feito para não deixar para o ultimo dia, como sempre fazem

Hoje, 2 Março foi o dia esperado há tanto tempo e bem cedo às 07h00, eu o Milo da loje e três amigos de Fonte Boa rumamos a Vieira do Minho.

O tempo não estava nada famoso, chuva e frio, o pior esperava por nós, mas como duros nada nos fez parar, infelizmente uma lesão nas costas do Milo, e acredito que doía muito, para chegar ao ponto de ele nem poder rolar, deitou por terra as suas pretensões e desolado, teve de ficar em terra…

Após uma hora de viagem lá chegamos ao local, como previsto estava frio e de chuva.

Tomamos café no Primavera, no centro da Vila e sem muito pressa, lá nos aprontamos pois era um passeio e não uma prova, sem tempos para combater… e ainda bem, se já assim foi um empeno daqueles, imagino em ritmo de prova!!!??

Logo no arranque voltamo-nos para a Serra da Cabreira e daí foi sempre a subir por trilhos fantásticos e lindíssimos mas muito duros!

Pena, muita pena, foi a chuva e a lama a estragar tudo, pois seria um dos melhores passeios que fazeria até hoje.

Depois de muita subida, ao faltar cerca de 2­ a 3 km para o reforço, fomos presenteados por outro reforço, este servido por duas meninas da redbull que tinham ido no seu mini até quase ao cimo do monte, servindo redbull , pois então, fresquinho para dar asas para continuar!

Mais à frente, o reforço… nem queria acreditar, bolas de Berlim e outros bolos,  sumo café fruta … e lá no fundo da mesa, o tal, o prometido presunto! Só faltou mesmo umas bjecas. Coloquei 3 fatias do pata negra num pão pequeno e que delicia…

Com o frio, não apetecia estar muito tempo parado e arrancamos para finalizar os restantes 5 kms, mortinho para encontrar uma descida que prometia!

Todo o percurso estava muito bem marcado, muita lama em que a burra é que mandava para onde ir, mas correu tudo bem. Foi grande o empeno mas valeu bem a pena…

Fica já o aviso a toda a rafeirada: vai ser obrigatório fazer estes trilhos quando o tempo melhorar, acreditem que valerá mesmo a pena.

Almoçamos uns rojões com sarrabulho e fizemos a viagem de regresso.

Espero em breve publicar o vídeo, mas não estou muito contente, pois esqueci-me de limpar a lente sempre que filmava, logo não ficou grande coisa mas vamos lá ver o que se pode fazer…

Fotos da gastronomia da Rota do Fumeiro e das evoluções do Tozé:

Obrigado Tozé pelo excelente relato só lamentamos a lesão do Milo e desejamos-lhes rápidas melhoras.

…….

O segundo grupo, os Bravos, formado pelos três matulões: Seara e irmão Diogo e Paulo Fernandes e pelos abnegados escuteiros mirins: irmãos Luís e Guilherme Gonçalves, Bruno Fernandes e Pedro Seara, estes últimos a portarem-se como homes grandes, às voltas e voltinhas durante a tarde deste domingo pela pista improvisada no campo de futebol de Navais, onde decorreu a 2ª prova do Plano de Promoção 2014, uma iniciativa louvável da bikeservice que em boa hora teve a ideia (mais uma vez) de organizar o campeonato de promoção divididas em seis provas pelas freguesias da Povoa de Varzim e Vila do Conde, englobando todos escalões etários, com o objetivo de dinamizar a modalidade, incutindo nos mais novos o espírito saudável do desporto com o bichinho do btt. E foi um regalo para quem assistiu, ver tantos miúdos espalhados pelos vários escalões de ambos os sexos apoiados pelos seus familiares, entusiasmados a darem o litro para chegarem ao fim

Parabens a todos e o Bruno e o Guilherme até repetiram a ida ao pódio da 1ª prova.

Bruno Fernandes

Bruno Fernandes

Guilherme Gonçalves

Guilherme Gonçalves

Depois entraram em cena os Elites e Masters, com os três matulões ddr, com duas bikes a estrear, novinhas em folha a evoluíram pelas imediações do campo de futebol numa pista de XCO em versão soft , mas a exigir esforços redobrados pelo mau estado do terreno, infelizmente não ficamos para ver como terminou, mas não é difícil adivinhar que os vencedores devem ter sido os mesmos do costume: Celestino, Pierre, Diogo, Paulo e depois o Seara com a sua novíssima burra, tambem tem arcaboiço para ficar neste grupo de top.

O terceiro grupo, os Invisíveis, que deveria ser o mais numeroso e que era suposto picarem o ponto no Rafas à hora do costume, obviamente ninguém os viu. Eu sei o motivo mas não digo, alguns foram vistos de tarde a servirem de espectadores aos Bravos do Plano de Promoção, um dos quais foi este que gatafunhou estas linhas e passou duas horas divertido a assistir ao frenesim que sempre antecede a partida e ao combine de táticas entre atletas da mesma equipa, que mesmo sem a carga emocional e o nervoso miudinho das grandes maratonas, são levadas a sério por todos, mais que não seja, para botar boa figura perante a família e amigos

E foi numa dessas ocasiões de preparativos para mais uma corrida, que em conversa de circunstância com o Pierre, este perguntou-me se não sentia o bichinho de participar. Se fosse da parte da manhã, muito provavelmente tambem andaria às voltas pelas imediações do campo de futebol, assim a minha vingança vai ser no proximo domingo na Rota dos Moinhos

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: