Skip to content

Um treino decente

Domingo, Abril 13, 2014

O vídeo que faltava do Portela IX, 06ABR, com a perpetiva do Francisco Ferreira (Chico)

(Há fotos no face do Portela IX)

Um treino decente – 13abr

Enquanto pedalavamos num momento de relax, o Rui contava-me em jeito de confidência, que um dia da semana passada ao fim do trabalho sentindo-se um pouco aborrecido, pegou na bicicleta e foi dar um giro  “…e à medida que pedalava, alheava-me de tudo, no fim senti-me compensado, o aborrecimento desaparecera e sentia um agradável bem-estar”. Contou (as palavras podem não ser exatamente estas, mas o sentido é o mesmo)
Quem já não sentiu a metamorfose do Rui ao fim de uma volta com a bike para espairecer? Decerto que aconteceu a todos nós e acontece com todos os que praticam desporto regularmente pelo prazer. Veio-me então à memória o que li algures, não me recordo se em revistas ou jornais ou até em redes sociais sobre a mudança de estados de alma depois de dar ao pedal. Vou transcrever muito suncitamente, o que memorizei e que julgo ser de um cardiologista porque não estava identificado:

O que acontece ao teu corpo enquanto pedalas?
Aumenta o bem estar e diminui o stress.
O stress é um dos maiores problemas do nosso quotidiano, no entanto, uma simples bicicleta poderá ajudar a atenuá-lo. Pedalar irá tornar as tuas contrações cardíacas muito mais eficazes, o que irá fazer com que o sangue chegue ao cerebro com uma rapidez muito maior, diminuindo a ansiedade, angústia e possivelmente a depressão. Para além disso, enquanto utilizas uma bicicleta, o teu corpo irá libertar endorfina, o que irá aumentar o teu bem estar. A respiração tambem vai melhorar, pois o aumento da frequencia cardiaca causada pelo esforço a pedalar, melhora a oxigenação dos pulmões e dos tecidos, para alem de reduzir muito o nível de glicemia no sangue e controlar a diabetes
Se este desporto for praticado regularmente, diminui a pressão arterial porque as sua artérias ficarão mais tonificadas o que é muito importante quando se fala de doenças coronarias e irá aumentar a imunidade com a maior produção de glóbulos muito importantes para a defesa do organismo

Hoje, fizemos um treino decente, experimentamos todo o tipo de terreno: single tracks há muito esquecidos; subimos por caminhos impraticáveis para as burras e dificeis para andar a pé; pedalamos por estradões bonitos. Que prazer e alegria de alma ao respirar a plenos pulmões o ar puro da primavera do cimo do monte de Belinho. Depois, ali tão perto, o track downhilleiro da Sra da Guia clamava por nós. Lá o trilhamos como quisemos até Antas.
Em Antas, atravessamos a nacional do pixe e fomos diretos ao mar ao som do chilrear dos passarinhos observando o desabrochar da natureza pujante de vitalidade nesta altura do ano. Na costa litoral, viramos a agulha para sul ao som de foguetório sem fim, para os lados de Castelo do Neiva e por areias movediças entramos triunfantes em Esposende. Os passarinhos transformaram-se em passarões e que passarões, ai primavera, primavera que bem te fica um dia como o de hoje na marginal de Esposende.

Já em Fão, no café Sport, enquanto dava-mos azo aos nossos devaneios hidratantes, o Seara à civil depois de nos ter localizado, contava como as coisas se passaram no dia anterior em Beiriz. Ficou em quarto por causa …dos três que ficaram à sua frente. O P.Fernandes em primeiro B, dos outros participantes não vamos comentar.
Entretanto no largo da snr de Fão, a fanfarra dos bombeiros tocava para assinalar o levantamento do pau da bandeira…. Hum!!!… musica para levantar o pau?

Os ddr`s:
Emílio Santos, Rui, Paulo Santos, Milo Mota e Narciso

ps: A Tânia falhou e não nos enviou a foto de grupo no Portela

Esta foi tirada de um frame de video:

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: