Skip to content

Pelo Pitoquinho de Belinho

Segunda-feira, Junho 2, 2014

Pelo Pitoquinho de Belinho

Estamos fartos de promessas vãs, do genero “amanhã não falho, às nove estou no Rafas”. Nos nossos treinos só aparece quem quer, quem tem espirito de militancia, quem gosta de se divertir, quem gosta da natureza, quem é um bocado amalucado, quem gosta de sociabilizar, quem não se chateia com o rumo dos treinos, quem é resingão, quem gosta de todas as marcas de cerveja e vinho e gin e martini e boa aguardente e…okay… sumos. Só não tem lugar quem faz falsas promessas

Quem não teve tomates para sair da cama cedo, num dia como o de hoje, não sabe o que perdeu: a oportunidade de escalar com uma equipa de duros o ponto mais alto do concelho de Esposende o “Pitoquinho…” num dia magnifico.

“ Situado na zona sul de Belinho, o monte castro (Pitoquinho), é o ponto mais alto do concelho de Esposende, com 237 metros. Um local muito belo que é parecido com um vulcão. No seu cimo encontra-se um marco geodésico e mais uma vez uma vista maravilhosa: desde o Monte de Santa Tecla, em Espanha às chaminés da Petrogal, em Leça da Palmeira (um ângulo de visão de 200 km). Nos dias mais límpidos pode-se ainda avistar o monte do Sameiro, em Braga.”
   in Wikipédia

…e hoje foi um desses dias límpidos. Já tínhamos trepado algumas vezes o monte até ao marco geodésico. O acesso é relativamente fácil, embora em algumas partes tenhamos de desmontar e arrastar as burras, vale a pena despender algum esforço para apreciar a magnifica paisagem do cimo e, hoje fomos compensados como nunca, com uma visão soberba sobre as povoações da redondezas e até à refinaria de Leça e Viana e Braga. Por lá nos demoramos algum tempo em estado contemplativo ao mesmo tempo que aproveitavamos para regenerar os pulmões de ar puro.

A certa altura o Bruno interrogou-nos qual seria a ordem de importância do marco geodésico. Ninguém soube responder e muito menos que estes “Pinocos” tem ordem de importãncia. O que toda a gente mais ou menos sabia é que são pontos de referência geográfica construídos em pedra ou cimento espalhados por todo o país nos pontos mais altos.
Para quem não sabe ou já se esqueceu, a Wikipédia, ajuda-nos a compreeder melhor sobre este assunto geodésico:

“Um vértice geodésico (popularmente chamado “talefe” em Portugal, e “Pinoco” no Norte de Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices. A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem – pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem – cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem – cilindro + cone distando 5 a 10 km”

Por esta definição o “Pinoco” de Belinho será de 2ª ordem.

Bom! Hoje aprendemos mais qualquer coisa sobre os pontinhos de cimento no alto dos montes e serras mas, agora deixemos os pinocos em paz. A descida fez-se por um trilho diferente da subida, virado a este, por um single track invadido por silvas a dificultar a nossa passagem, mas com troços muitaaa radicais, este single deu para brincar um bocado, que o diga o Rui o Emilio e o Filipe que repetiram a graça diversas vezes com as radicadidades amalucadas do costume.
Concluída a missão Pitoquinho, prosseguimos pelos agradaveis estradões de Belinho até Vila Chã e depois demos asas as burras e deixamo-nos voar pela descida da Abelheira e só paramos em Criaz para fazer uma incursão à pista improvisada de XCO onde hoje se realizou a sexta e ultima prova do plano promoção. Depois sim, terminamos em beleza no café John ao mesmo tempo que os X-pares terminavam tambem o seu treino.

Os ddr: Filipe, Manel, Emílio Santos, Milo, Paulo Santos, Rui, Narciso, Tozé e Bruno

Algumas fotos do Emílio e Tozé e três para ilustrar a lição sobre os pinocos:

 

2 comentários leave one →
  1. Francisco permalink
    Sexta-feira, Junho 6, 2014 20:36

    Impressionante a cultura e o conhecimento que tem o Tone, fod***

    Gostar

  2. ivo permalink
    Terça-feira, Junho 10, 2014 0:56

    O tone quer musica……no dia em que ele falhar tá tudo tramado

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: