1.Realizou-se no fim de semana passado 21 e 22, a prova de btt Luso Galaico que, apesar da concorrência de outras provas de igual cariz realizadas no mesmo dia, os verdadeiros amantes do btt não deixaram de participar e em numero apreciavel na mítica Luso Galaico, uma das referencias das clássicas provas de btt que já leva 16 edições.
Com dois traçados à escolha, os betetistas optaram pelo percurso que melhor se encaixava na sua condição física e predisposição para a aventura, a maioria, como sempre, escolheu descarregar a adrenalina pelo traçado da meia maratona, este ano mais soft – em jeito de compensação pela bravesa da do ano passado – e os mais radicais, ou nem por isso, pelo percurso de 70km.
2.Um grupo de betetistas lamentaram a extinção da prova de btt NGPS Extreme, que foi substituida pela NGPS Transcavado que este ano se realiza em 5 e 6 outubro, o “CEO” do Luso Galaico entendeu que não se justificava haver duas provas com carateristicas semelhantes. Foi a explicação que demos ao grupo que… com três horas e meia de pedalada (e de caminhada!), e sem demonstar muita pressa para terminar os 40km, quando ainda faltavam 10km. Não sabemos se estavam mesmo interessados em fazer aos 200km do Extreme em dois dias, nem isso é da nossa conta mas, se estivessem interessados, pela amostra seria preciso… uma semana.
3.Com ou sem extreme, estamos em crer, nós ddr que durante meses estivemos empenhados com o desenho e logística da meia maratona, que as largas centenas de betetistas participantes se divertiram e desfrutaram da beleza da paisagem do concelho de Esposende durante umas horas, pois essa foi a nossa principal preocupação na elaboração dos trilhos e pelos comentários positivos no final, achamos que conseguimos e quando assim é, valeu o esforço dispendido dos participantes e nós sentimo-nos compensados por todas as canseiras.
4.Por último damos os parabéns a todos os vencedores dos diversos escalões e a todos quantos participaram no Luso Galaico, particularizando os nossos bravos ddr, Cunha, 5º A maratona; César 7º B maratona; Paulo Fernandes 11º B meia maratona e Miguel 13º B meia maratona, que representaram exemplarmente os Duros De Roer
Obs: vamos tentar publicar durante esta semana, as mil e tal fotos que tiramos nas maratonas